Seja para a cobrir os fios brancos ou simplesmente mudar a cor natural dos seus cabelos, as técnicas de tintura e cor do cabelo atualmente tem seu lado negativo que tanto tem feito mulheres buscarem alternativas para as colorir os cabelos. Foi por isso que decidimos falar neste post sobre alguns aspectos das tinturas convencionais e as alternativas mais seguras como a Kamaleão Color para que você possa colorir cabelos brancos com confiança!

Tinturas permanentes danificam os cabelos

As tinturas permanentes em geral tem uma função de clareamento e pigmentação; isto é, eles removem a melanina natural presente no cabelo e depois adicionam corantes artificiais. Essa função de clareamento é principalmente onde o dano ocorre.

Ao contrário do tipo de tintura de cabelo mencionado acima, a Kamaleão Color é uma tintura de cabelo somente para depósito de pigmento, chamada de máscara pigmentante. Ela é um tonalizante ou tintura semi-permanente que não requer peróxido de hidrogênio, pois foi desenvolvido sem a função de clarear o cabelo, o que é desnecessário para quem quer simplesmente colorir cabelos brancos, obter tons mais escuros ou retomar a cor desbotada. Isso torna a coloração dos grisalhos mais segura do que a maioria dos produtos de tingimento e não danifica o cabelo.

Tinturas permanentes têm um odor desagradável.

Como é livre de amônia, um agente com cheiro desagradável que não faz parte da fórmula da Kamaleão Color. Além de não ter o odor característico de uma tintura as máscaras pigmentantes da Kamaleão possuem um agradável perfume doce.

OBSERVAÇÃO: A falta de amônia por si só não está relacionada ao fato de o produto ser gentil com os cabelos. Muitas pessoas entendem que livre de amônia é igual a livre de danos, porque a amônia penetra no cabelo para começar o processo de clareamento e geralmente é visto que o cabelo não retorna à sua qualidade original. Mas na verdade não ter amônia serve apenas para eliminar odores indesejados.

A Kamaleão Color tem várias opções de cores

Um diferencial entre a Kamaleão Color e a henna, outra alternativa de coloração sem tintura, é principalmente as opções de cores. O pó de henna natural é derivado de uma planta e também serve para colorir cabelos brancos, mas ela pigmenta somente em tonalidade avermelhada. Já a Kamaleão oferece muito mais opções de cores que vão desde as fantasias como rosa e azul até castanho e preto.

Kamaleão Color Castanho Médio Corujinha

Máscara vegana e que hidrata

O que torna a Kamaleão Color diferente de todas as outras tinturas é a sua fórmula simples, comum em muitas máscaras de tratamento disponíveis no mercado e por isso as tintas Kamaleão Color possuem efeito condicionante e hidrante nos cabelos. E também a sua composição é vegana, ou seja, a Kamaleão Color não faz testes em animas e também não utiliza ingredientes de origem animal em seus produtos. Além disso é completamente livre de parabenos, parafinas e derivados de petróleo, sendo liberada para a técnica Low Poo de cuidados capilares. Para saber mais vou destrinchar aqui a composição de uma de suas máscaras pigmentantes, a Kamaleão Color Viúva Negra:

Aqua – Água
Cetearyl Alcohol – Emulsionante (efeito desembaraçante e hidratante)
Cetrimonium Chloride – Conservante e agente de emulsão
Sorbitol – Umectante e condicionante
Propylene Glycol – Solvente, umectante e condicionante
Cetyl Palmitate – Emoliente e condicionante
Cyclomethicone – Silicone (solvente, umectante e anti-frizz)
Parfum – Fragrância
Mica – Mineral brilhante de origem natural
Titanium Dioxide – Protetor solar e absorvedor de luz ultravioleta
BHT – Antioxidante
Lactic Acid – Ácido Lático (umectante, controle de pH e controle de acidez)
Dimethicone Crosspolymer – Silicone (estabilizador de emulsão, fixador de cabelo)
Methylchloroisothiazolinone/Methylisothiazolinone – Conservantes
Cl 77266 – Corante à base de água

As tinturas convencionais contém substâncias que causam alergias

As pessoas podem ser alérgicas a produtos e ingredientes comumente usados, tanto naturais quanto artificiais. Independentemente de sua origem, existem substâncias que têm o potencial de produzir uma reação alérgica em certos indivíduos, mas não em outros. O amendoim, uma fonte totalmente natural de alimentos vegetais, é uma fonte deliciosa de nutrição para alguns e um alérgeno fatal para outros. Conservantes sintéticos podem proteger produtos de bactérias perigosas para garantir a segurança, mas também podem ser um alérgeno em potencial para outras pessoas.

Para encurtar a história, nosso mundo e nossos corpos são muito complicados para simplificar, sob a suposição comum que ‘natural é seguro e sintético é perigoso’. Também não ajuda simplificar sintético como sinônimo de químico e portanto não natural. Do ponto de vista técnico, todas as substâncias são compostas de compostos químicos. A vitamina C, uma nutrição natural encontrada em abundância nos limões, é composta de compostos químicos carbono, hidrogênio e oxigênio (C6H8O6).

A melhor maneira de garantir sua saúde e segurança é ler e seguir todas as instruções para o uso seguro, incluindo o procedimento de teste de 48 horas. Isso se aplica a todos os produtos de coloração capilar existentes no mercado e não é exclusivo da Kamaleão Color.

Eu sempre usei tintura comum, então sempre poderei usar tintura comum

O que complica ainda mais as coisas é que toda e qualquer pessoa pode desenvolver alergias repentinamente a qualquer momento, um exemplo é que muitas pessoas que estavam perfeitamente bem quando criança passam repentinamente ter alergia a lactose quando adultos. É por isso que é necessário um teste de 48 horas antes de pintar o cabelo com qualquer tinta, independentemente dos resultados anteriores.

Infelizmente, depois de desenvolver alergias a uma substância específica, você é permanentemente alérgico a ela.

O que as pessoas geralmente não percebem é o fato de que a maioria das tinturas permanentes de várias marcas compartilham o corante comum p-fenilenodiamina. Consequentemente, depois de desenvolver alergias a tinturas convencionais, a mudança de marca provavelmente não resolverá o problema. Além disso, a exposição continuada pode piorar seus sintomas ao longo do tempo e portanto se você tiver uma reação adversa, é importante interromper o uso imediatamente e consultar um dermatologista para obter um diagnóstico e aconselhamento formal.

Kamaleão Color como usar

Outra vantagem da Kamaleão Color é que é bem simples e mais seguro de se usar. Você pode colorir cabelos brancos ou cabelos claros em casa e obter um tor perfeito sem precisar usar tinturas ou descolorir, então nesse processo você já elimina os danos que a amônia ou um descolorante pode causar nos seus cabelos.

Agora se você tem cabelos escuros como o meu, aí não tem jeito, precisa descolorir porque a Kamalão Color não tem essas substâncias agressivas que clareiam os fios. Neste caso, a sugestão da Kamaleão Color é descolorir o cabelo até obter um tom 10 (loiro claríssimo) para máxima performance da tinta. Como os meus cabelos são cacheados e secos eu não queria chegar até o tom 10 para colorir, mas eu consegui uma cor excelente com um tom 8 (louro claro) e assim evitei que os meus cabelos ficassem muito danificados.

Kamaleão Color Iguana aplicado em casa

Preparando a mistura:

Eu faço a aplicação da máscara pigmentante diretamente nos cabelos sem fazer misturas porque eu gosto da cores bem escuras e que consequentemente duram mais. Mas se você quer obter tons mais claros, você pode diluir a sua Kamaleão Color em um creme branco, como máscara ou condicionador na medida que você quiser, quanto mais creme branco mais claro o tom que você vai obter. Não esqueça de fazer o teste de mechas, mesmo para colorir os cabelos brancos, para saber quais as medidas de creme e máscara você deve usar.

É importante que o seu creme branco não tenha substâncias como óleo mineral, parafinas, derivados de petróleo ou óleos vegetais para não interfirir na penetração da cor. Para facilitar a busca pelo creme branco, a Kamaleão Color lançou um creme diluidor específico para você fazer as suas misturas. Ele já é formulado com a composição ideal e sua fragrância é a mesma das máscaras pigmentantes e assim não terá aquela briga de cheiros.

Agora vamos a aplicação:

Você deve primeiramente lavar os cabelos com shampoo e secar em seguida. Não use condicionadores antes da aplicação da máscara pigmentante pois pode conter óleos que prejudicam a penetração da cor nos fios.

Nos cabelos limpos e secos aplique a Máscara Pigmentante Kamaleão Color com o auxílio de luvas e pincel, pois a Kamaleão Color é uma tinta e como tal ela mancha a pele e tecidos. Aplique a máscara mecha a mecha e deixe agir de 30 a 40 minutos. Após o tempo de pausa, você deve lavar os cabelos até a completa retirada do excesso de produto.

Teste de mechas:

Com nos cabelos limpos e livres de produtos como leave-in e outros finalizadores sem enxágue separe e isole uma mecha do cabelo. Siga todo o procedimento de aplicação da Máscara Pigmentante Kamaleão Color e deixe agir de 30 a 40 minutos. Após o tempo de pausa, lave os cabelos até a completa retirada do produto.

Rendimento:

O rendimento da Kamaleão Color depende da sua mistura e do comprimento e volume dos seus cabelos. Geralmente cabelos até a altura dos ombros levam 1 tubo de 150mL da máscara. Dos ombros até a cintura são 2 tubos de 150mL. Já a durabilidade da tinta é de de 5 a 25 lavagens, lembrando que não é uma tinta permanente e a durabilidade depende do shampoo que você usa e a frequência com que você lava os cabelos. Shampoos que fazem bastante espuma reduzem a durabilidade da cor, se você é adepta das técnicas No e Low Poo, você vai sentir que a cor permanece por muito mais tempo.

Onde comprar Kamaleão Color

Você encontra Kamaleão Color pelo melhor preço de um jeito bem fácil com a loja online Meu Cabelo Natural e recebe o seu produto com cuidado, segurança e sustentabilidade na sua casa. A Meu Cabelo Natural é a primeira loja especializada nas técnicas No e Low Poo do Brasil e lá você encontra cosméticos naturais, sustentáveis, orgânicos e veganos a preços acessíveis.

Você mora em São Paulo e quer comprar Kamaleão Color em loja física? A Meu Cabelo Natural também tem loja no centro de São Paulo próximo ao metrô Santa Cecília (linha vermelha) na rua Alameda Barros, 44 – Santa Cecília. Não é só um espaço de venda de produtos, mas um espaço coletivo de relacionamento, consultoria e vivências. Nesse espaço você pode tirar as suas dúvidas sobre tinturas, tratamentos e beleza pessoalmente.

Se você quer aplicar Kamaleão Color com um profissional colorista a Meu Cabelo Natural também é MCN Salão de Beleza Natural e Vegano no mesmo endereço da loja física. Lá você encontra profissionais de todos os tipos de cabelos e aplicação de Kamaleão Color por especialistas em cores.