A aromaterapia é uma prática terapêutica que proporciona a cura de uma indisposição mental ou física através de óleos essenciais 100% puros.
Com o uso da umectação se tornando amplo cada dia mais, a procura por óleos essenciais tem sido abrangente pelo fato de ser ótimo a junção de óleos vegetais com óleos essenciais, dentre outras misturas com eficácia totalmente comprovada.

Hoje o alecrim é o dono da festa. Considerado uma planta da família Lamiaceae, assim como a menta, lavanda e orégano. Vamos conhecer um pouco sobre suas funções com relação ao cabelo e pele?

Propriedades

Antioxidante – Previne doenças, retarda o envelhecimento e protege.
Anti-inflamatório – Diminui a febre.
Antimicótico – Trata fungos e bactérias.
Antimicrobiano – Reduz a presença de micróbios (fungos e bactérias).
Cicatrizante – Cura feridas/machucados.
Analgésico/refrescante – Alivia a dor e proporciona frescor como a menta.
Anticaspa – Combate a caspa.

 

ÓLEO ESSENCIAL DE ALECRIM NOS CABELOS

 

Os radicais livres e o DHT (hormônio responsável pela queda de cabelo) são umas das causas principais da calvície. O excesso de sebo pode acarretar problemas como caspa e até mesmo uma dermatite atópica ao tentar solucionar o problema com shampoos que possuem surfactantes com tensoativos muito agressivos.

Umectação

Aqui o óleo essencial de alecrim remove a oleosidade sem causar o ressecamento do couro cabeludo e ainda trata o bulbo capilar, estimulando o crescimento de fios saudáveis e até mesmo o tratamento contra a caspa persistente.
Para isso, basta acrescentar algumas gotas diluído em óleo vegetal de sua preferência para o processo de umectação.

  • 10 ml de óleo vegetal.
  • 12 gotas de óleo essencial.

Passe a mistura por todo o couro cabeludo, massageando em movimentos circulares. Deixa agir de uma a duas horas. Lave como de costume e finalize como desejar.

O volume de uma gota é 0,05 ml.

A concentração base recomendada é de 1% a 2,5%.

1 ml de óleo essencial equivale a 22 gotas.

Pode ser usado também como tônico capilar.

RECEITA TÔNICO CAPILAR DE ALECRIM 

  • 100 ml de chá (um que seja de seu interesse).
  • 10 ml de vinagre de maçã.
  • 10 gotas de óleo essencial alecrim.

Prepare o chá e espere esfriar. Acrescente os outros ingredientes e misture tudo dentro de um borrifador. Deixe na geladeira e aplique a mistura sempre uma hora antes de lavar o cabelo. Faça isso por pelo menos 3 meses.


Encontre borrifadores para sua misturinha na loja Meu Cabelo Natural.
Acessehttp://bit.ly/Borrifador 

 

ÓLEO ESSENCIAL DE ALECRIM NA PELE

 

Como ele reage muito bem no tratamento contra a oleosidade, pode ser utilizado no rosto para essa finalidade e tratamento da acne. Basta diluir em óleo ou creme.

DICA: Preguiça de fazer misturinhas? A Bioessência tem uma loção hidratante sem fragrância específica para o rosto.

Desodorante

Já experimentou fazer um desodorante caseiro? Algumas pessoas usam leite de magnésia, água e algumas gotas de óleo essencial de lavanda e tea tree em um borrifador ou frasco roll-on. O de alecrim também é ótimo nesse quesito aspecto, pois elimina os microrganismos que causam odores, evitando assim o mau cheiro.

Sabonete com essência

Pode ser adicionado ao sabonete para a exterminação de bactérias e até mesmo de micoses. Como brinde ainda proporciona um aroma agradável não artificial.

Detox facial

Você conhece os benefícios de uma uma limpeza profunda com argilas? (clique aqui para entender melhor como funciona). Nessa etapa, acrescente umas gotas de óleo essencial de alecrim para trabalhar mais uma vez diminuindo a oleosidade e acne.

Celulite

Por fim, se quiser tratar a celulite é com ele mesmo! Isso acontece porque o óleo melhora a circulação e elimina as toxinas, sendo eficaz para eliminar o dito cujo. Sua funcionalidade também é ótima para a remoção de estrias quando misturado ao óleo de coco, por exemplo.

Toxidade

Aqui no Brasil as plantas estão sendo muito utilizadas para fins medicinais. A porcentagem de pessoas inclusas nesse costume cresceu nos últimos anos e muitas das vezes elas praticam o ato sem orientação médica.
O alecrim, assim como diversos outros produtos, possui contra indicação e vale lembrar que não podemos considerar algo como “não alergênico” só pelo fato de ser natural.
Existem compostos presentes em cada produtinho originado pela natureza que dependendo da quantidade e frequência com que se absorve, podem causar danos à saúde.

Gestantes não devem fazer o uso do Óleo Essencial de Alecrim sem consulta com profissionais. Trata-se de um óleo abortivo. Não dispense uma consulta com um dermatologista e tome cuidado com qualquer tipo de receita encontrada na internet.

O teste de alergia é válido para qualquer coisa que for acrescentar nos cuidados de beleza. Basta aplicar uma gota do óleo na parte interna do pulso e cobrir com um esparadrapo por 12 horas. Passando-se o tempo, verifique se o local está irritado ou avermelhado, caso estiver, suspenda o uso. Você tem alergia a ele!

Onde encontrar

Óleo Alecrim BioEssencia 10mL: https://www.meucabelonatural.com.br/oleo-essencial-de-alecrim-bhava-10ml
Óleo Alecrim Bhava 10mL: https://www.meucabelonatural.com.br/oleo-essencial-de-alecrim-bhava-10ml
Óleo Alecrim Orgânico WNF 5mL: https://www.meucabelonatural.com.br/oleo-essencial-organico-de-alecrim-wnf-10ml

 

Fonte: www.ecycle.com.br

Dani é criadora de conteúdo apaixonada por cuidados de beleza com ênfase nas técnicas Low Poo e No Poo. Tem 5 gatinhos e adora uns joguinhos online. Se quiser saber mais sobre a autora, visite o Blog e o Instagram dela.