É inegável que argilas são ótimas para tratamentos estéticos e terapêuticos. Elas eliminam toxinas, suavizam e regeneram a pele, controlam a oleosidade, entre outros benefícios proporcionados pelos vários minerais e oligoelementos em sua composição que são essenciais para a recuperação da pele, como: Ferro, Cobre, Silício, Magnésio, Manganês, Sódio, entre outros.

As argilas surge a partir da segmentação de rochas e há muitos anos, desde o antigo Egito, é utilizada para tratamentos de beleza e de saúde.

Existem argilas de várias cores diferentes, cada uma com suas propriedades especiais especialmente indicada para cada tipo de pele.

As cores principais de argila e suas propriedades são:

  • Argila Verde – É indicada para peles oleosas e com acne. Tem ação adstringente, secativa, bactericida, analgésica e cicatrizante se aplicada como máscara facial. Na raiz dos cabelos ela age no controle da oleosidade, trata caspa e seborreia, além de eliminar resíduos.
  • Argila Vermelha – É indicada para peles maduras e secas. Ela tem a capacidade de renovar a estrutura das células. Por ser rica em óxido de ferro e cobre, sem esses nutrientes, a pele tende a ficar seca, sem elasticidade e envelhece mais rápido. A máscara facial feita dessa argila é ótimo para reduzir as linhas de expressão.
  • Argila Amarela – Indicada para peles maduras ou delicadas. Ajuda na formação do colágeno, hidrata, ajuda a rejuvenescer e de quebra é ótima aliada para combater a flacidez. Ela age como tonificante da pele e tem efeito tensor. Também é iluminadora, estimula a circulação e elimina toxinas da pele.
  • Argila Rosa – A argila rosa é a mistura da argila branca com a vermelha. Por ser mais suave, a argila rosa é indicada para as peles sensíveis e delicadas ou com rosácea. Ao mesmo tempo em que absorve as toxinas, a arila rosa fornece os minerais necessários para devolver o viço e o brilho natural de sua pele e cabelos, tornando-os sedosos e macios.
  • Argila Branca – A argila branca é ideal para todo tipo de peles, pois o seu pH é muito próximo ao da pele. É a argila que contém maior quantidade de alumínio em sua composição. Seus benefícios são: clarear, absorver a oleosidade da pele sem desidratar, além te ter ação suavizante e cicatrizante. Também é muito utilizada na raiz dos cabelos para tratar oleosidade, agindo como um detox natural.
  • Argila Cinza – É indicada para peles mista a oleosas e com manchas. Devido ao titânio presente em sua composição, combate espinhas, cravos e é um excelente esfoliante. É reguladora da seborréia capilar, absorve a irradiação solar, é clareadora de manchas e pode ajudar na redução do peso e medidas.
  • Argila Preta – A argila preta é a mais nobre de todas, pode ser encontrada também como lama vulcânica. É muito utilizada para a desintoxicação da pele, principalmente peles oleosas. Tem ação antiinflamatória, anti-artrósica, absorvente e anti-stress. Devido ao alto teor de alumínio e silício e baixo percentual de ferro, pode ser usado tanto para cosmética como para tratamentos de doenças.

 

Agora vamos a mistura, como se deve utilizar corretamente as argilas?

Primeiro passo
Escolha a cor da argila que melhor vai suprir as suas necessidades.
A argila é um pó, ainda não é a máscara pronta. Ela requer um tempo de preparo, por isso não é a opção mais prática. Mas existem preparados naturais de argila, máscaras que já são vendidas prontas para o uso e que além das argilas, elas contêm outros ativos.

 

Segundo passo
O pó da argila deve ser misturado a uma água mineral, ou a um hidrolato ou água termal. Não faça a mistura com água de torneira, pois essa não é purificada e pode causar alterações nas propriedades da argila.

Terceiro passo
Mexa a mistura até ficar cremosa, não deixe secar, tem que ser aplicado na pele estando úmida.

Onde usar?

Pode ser usado no rosto, no corpo e até na raiz dos cabelos.

Além do rosto, a Argila Vermelha pode também ser usada no corpo e nos cabelos. Devido sua grande capacidade de absorver temperaturas, reduzindo pesos e medidas, é excelente para tratamentos corporais de redução de medidas, além de ser muito eficaz como tensora nos tecidos flácidos, agindo também no relaxamento e na eliminação do stress.

Deixe na pele por um período de 15 a 20 minutos. Se quiser deixar mais tempo, use um borrifador com água termal ou um hidrolato para manter a argila úmida. Não deixe secar.
Se a argila secar ela endurece e causa um efeito Lift Facial, ou seja, ela vai esticar a pele.

O ideal é usar argila de uma a duas vezes por semana.
Outro meio de se usar argila é como um esfoliante suave. Você só precisa fazer uma leve massagem circular com a ponta dos dedos para ativar a circulação e remover o excesso de células mortas, sem friccionar os dedos. A esfoliação é indicada apenas uma vez por semana.

É possível potencializar o tratamento?
Sim! Com a ajuda dos óleos vegetais e óleos essenciais corretos, você pode criar uma máscara ainda mais rica em propriedades.

Atenção! Procure sempre por produtos de alta qualidade de fontes confiáveis. Pois as argilas passam por processos de esterilização e não é um processo barato para as empresas

Mulheres gravidas podem usar sem problemas.

Sempre hidrate a pele após o uso. Como viram acima, todas elas removem a oleosidade, então em uma pele seca isso pode piorar o ressecamento. Evite maquiagem nas primeiras duas horas.

Mantenha sua argila bem fechada e fora da luz. A validade dela é bem longa se cuidar armazenar certinho.