Muito dos termos que nós cacheadas e crespas utilizamos são provenientes da língua inglesa. Popularizamos estes termos em nosso mundo, à nossa maneira.
Fora do Brasil, “o durinho” que fica nos cabelos após a aplicação de gel, é conhecido como Gel Cast.
Este termo irá pegar no Brasil? Nosso vocabulários cacheado está cada vez mais amplo!

Texto traduzido por Natalia Gould.
Original em Naturally Curly, escrito por Sabrina Perkins.

Nós, garotas cacheadas, somos um grupo engraçado, falamos em código entre nós facilmente. Se você está discutindo UCPE, LOC, texturizar ou fitar, ou gel cast, muitos não têm ideia do que estamos falando nem que estamos mesmo discutindo sobre cabelo. Outras cacheadas são frequentemente deixadas no escuro quando ouvem falar de um termo em particular, mas não sabem exatamente o que ele significa. Nossa leitora perguntou sobre um desses termos que ouvimos falar o tempo todo.

Questão:

O que significa um gel cast? Ouvi muitas pessoas falarem sobre isso.

Resposta:

Durante o processo de secagem depois que o gel é aplicado no cabelo molhado, o gel vai endurecer ao redor dos cachos, criando uma camada de gel cast. Isso é uma coisa boa, mas se alguém não sabe o que é ou o que fazer com o cabelo depois, pode ser confundido com “cabelo duro”, e pode achar que o produto é ruim. Isso não poderia ser mais errado, pois um gel cast é uma coisa boa.

Porque você quer o gel cast?

Um gel cast realmente ajuda a segurar os cachos em sua formação natural até que o cabelo seque e ao mesmo tempo protege o cabelo de elementos externos como vento, sol e umidade. É por isso que não indicamos tocar seu cabelo enquanto molhado, depois de ter finalizado. Quanto mais você tocar seu cabelo, mais provável que você perturbe o cacho e crie frizz, perdendo a definição. Isso funciona melhor para mim no dia de lavagem depois de ter limpo o meu cabelo, condicionado, e aplicado o gel em todo o meu cabelo.

Certifique-se que seu gel não tem álcoois de secagem para que seu cabelo não perca a umidade. Outra dica é se você tem partes do cabelo que apresentam mais frizz, preste mais atenção à aplicação do gel nessas áreas para combater totalmente o frizz.

Esmague a Camada

Agora é hora de remover o molde de gel, quebrando-o para libertar o cabelo da barreira protetora. Basta quebrar a camada apertando-o levemente para cima. Eu geralmente tenho que encaixar meus dedos no meu cabelo para chegar no meu couro cabeludo. Isso ajuda a quebrar o gel enquanto levanta o cabelo da raiz para dar volume. Você pode adicionar algumas gotas de seu óleo favorito nas mãos para mantê-las livres de causar atrito no cabelo ou perturbar os cachos.

Você não só terá cachos mais macios, como também totalmente hidratados, sem frizz, cachos que podem render o segundo, terceiro ou até mesmo o quarto dia de day after. Eu cubro o cabelo com uma touca (você pode fazer um coque abacaxi) borrifar um pouco de água pela manhã, afofar e sair.

Aqui está um vídeo simples sobre como é fácil esmigalhar a camada, para cachos macios e tocáveis.


Natalia Gould é cacheada. Sabe cozinhar e desenhar. Conhecida como ChocoNats. Recentemente como NATividade.