Nossa história com a espuma é muito mais cultural do que nós podemos imaginar. O fato é que nos acostumamos muito com a sensação de limpeza que a espuma nos dá. Hoje, é sabido que a espuma não é a única alternativa na hora de higienizar os fios e diversos métodos alternativos e mais naturais estão se difundindo mundo afora.
Um desses métodos é o Waler Only, uma técnica de lavagem do cabelo apenas com água. Ele surgiu como um desdobramento do No Poo, que foi criado pela cofundadora da marca Deva Curl, Lorraine Massey, e difundido em seu livro Manual da Garota Cacheada. O No Poo abole o uso de sulfatos na limpeza do cabelo, pois estas substâncias agressivas removem todo o sebo natural que o couro cabeludo produz. No lugar desses ativos, defende-se utilizar produtos mais naturais, como sabões naturais, bicarbonato de sódio (muitos divergem sobre a eficácia e segurança deste composto nos fios), vinagre, extratos botânicos e uma série de alternativas.

Poluição no Rio Tietê em Pirapora do Bom Jesus (SP). Agentes espumantes que saem dos esgotos das residências, causam o fenômeno. Aí pode estar o seu shampoo.
Já o Water Only vai um pouco mais além. Visando manter a hidratação, o brilho e a saúde dos cabelos, a limpeza é feita apenas com água (nada mais natural que água, certo?). Neste método, toda hidratação fica a encargo da oleosidade produzida pelo próprio corpo. De quebra, a técnica ajuda a reduzir o impacto ambiental do uso de cosméticos que lançam substâncias químicas prejudiciais aos mananciais de água, poluindo o planeta.
O Water Only pode servir para qualquer tipo de cabelo, dos mais ressecados aos mais oleosos (evita o efeito rebote). Também pode ser utilizado em qualquer textura, do liso ao crespo.
Para seguir a técnica de lavagem somente com água, é primordial a utilização de produtos naturais no dia a dia, evitando os industrializados, já alguns compostos químicos tendem a impregnar nos fios. Dê preferência, portanto, a produtos orgânicos, isentos de ingredientes sintéticos e repletos de extratos e óleos vegetais.
PARA COMEÇAR
Antes de iniciar a técnica, certifique-se que seu cabelo está bem limpo, ou seja, sem resíduos de produtos, óleos, caspa ou irritações. Se sentir necessidade, faça uma última lavagem com um xampu.
Se era de costume utilizar produtos naturais para No Poo, como máscaras, condicionadores e finalizadores, possivelmente não haverá necessidade do xampu antes de iniciar o Water Only.
PASSO A PASSO:
- Ainda com o cabelo seco, massageie bem o couro cabeludo para estimular a circulação sanguínea e a produção de sebo pelas glândulas sebáceas. Isso também ajuda a distribuir a oleosidade natural por toda a raiz e a desprender células mortas e sujeiras do couro.
- Debaixo do chuveiro, com água quente ou morna, molhe bem todo o cabelo, garantindo que todas as mechas estejam encharcadas, Massageie o couro cabeludo suavemente.
- Ainda debaixo do chuveiro, penteie os fios com os dedos ou com uma escova de dentes largos. A água ajudará a desembaraçar os fios e a distribuir a oleosidade por toda a extensão dos mesmos.
DICA: FAÇA FITAGEM
A americana e instrutora de Yoga, Rona Elisa, possui cabelo tipo 1 (liso) e faz a técnica Water Only há vários meses, se beneficiando do óleo que seu próprio couro cabeludo produz.
A dica de Rona é massagear o couro cabeludo e depois encaixar os dedos fazendo mechas da raiz as pontas (como uma fitagem), repetindo o mesmo procedimento no chuveiro. Veja o vídeo da Rona abaixo:
WATER ONLY DÁ CERTO?
Óleos são ótimos para os nossos cabelos. Eles são tão bons que nosso couro cabeludo produz de forma natural. O Water Only aproveitará os benefícios do sebo produzido pelo corpo, deixando os cabelos saudáveis e nutridos.
- Protege o couro e os fios contra danos externos
- Retém a hidratação natural, evitando a sua perda
- Evita formação de nós de fada
- Estimula o crescimento devido a massagem
- Doa brilho e a vivacidade aos fios
- Combate o efeito rebote (aumento da oleosidade devido ao uso de agentes limpantes mais agressivos)
PRODUTOS INDICADOS PARA WATER ONLY
Com o tempo, você sentirá utilizará cada vez menos produtos, pois o próprio sebo, quando distribuído bem por todos os fios, servirá de um hidratante e selante natural. Para tratar dos cabelos, opte por produtos com base de extratos vegetais e não use condicionadores, máscaras nem finalizadores que contenham silicones, pois a água não é capaz de removê-los sozinha. Abuse de produtos mais naturais possíveis.
Uma necessidade para cacheados e crespos é a finalização. Para finalizar, utilize produtos naturais sempre. Você pode optar por produtos artesanais, itens de marcas naturais ou até receitas caseiras como gel de fécula de tapioca ou semente de linhaça dourada. Produtos industrializados comuns podem causar acúmulos no couro e fios. O bom de produtos naturais é que são utilizados de várias formas. Você encontrará diversos usos para condicionadores e máscaras.
Sobre o Autor: Gildson Fioroti é aprendiz de silvicultor. Estudante, cacheado e moderador do grupo no
Facebook No / Low poo – Sem xampu / Pouco xampu
Últimos posts por mundopoo (exibir todos)
- Low poo e Transição Capilar: início e etapas básicas - novembro 27, 2018
- Prazer, Twoone Onetwo. - agosto 24, 2018
- Resenha: Co-wash e Shampoo Sólido Anti-resíduos – AhoAloe - julho 28, 2018
Olá Gildson, tudo bem??
essa técnica deixa algum cheiro no cabelo??
Elize Raquel, não e sim. Pode ser que no começo como a oleosidade ainda não está controlada na quantia certa o couro pode apresentar um leve cheiro do cebo natural, mas quando essa oleosidade se regular esse cheiro irá desaparecer. Lembrando que pode acontecer em alguns casos. Comigo mesmo aconteceu quando estava me adaptando ao cowash, mas nunca mais aconteceu mesmo lavando com água ou chás
Acho que vale a pena tentar passar por esse tempo de adaptação caso ocorra, pois o resultado é muito recompensador 🙂
Oi Gildson! Ótimo post, adoro esse assunto! Porém gostaria de corrigir uma informaçãozinha equivocada: a espuma é sim muitíssimo eficaz no processo de limpeza, são o mecanismo principal que faz dos surfactantes ótimos agentes limpantes. Porém nós, cacheadas(os) sabemos que essa não é a melhor maneira de higiene para nossos cabelos, por isso temos alternativas maravilhosas sem a presença de espuma e que garantem a limpeza que precisamos. Outro detalhe é que o bicarbonato de sódio não é uma dessas alternativas, blz? Devemos ter muito cuidado pois é uma substância poderosa e perigosa! Beijocas!
Oi Giovanna 🙂 Que legal que você se interessa pelo assunto. No Brasil estamos começando a discutir este tema e está sendo muito proveitosa todas as informações. A
No texto, a ideia não é negar a eficácia da espuma, mas demonstrar que, o seu uso é facultativo, visto que existem outras alternativas para lavar os cabelos sem a presença de surfactantes. Afinal, o tema do texto é justamente este, não só eliminar o shampoo, mas qualquer outro agente de limpeza que não seja a água (water only). A questão dos cachos é também interessante, afinal estamos sempre buscando assuntos fora do Brasil e temos visto que muitas mulheres de cabelo liso, já fazem water only fora de nossas terras.
Sobre o bicarbonato, mais uma vez no contexto do texto: Foi citado de maneira linear, que dentro do mundo No Poo, o uso do bicarbonato no processo de limpeza é uma realidade. Sabemos que, por se tratar de uma substância abrasiva, o uso pode causar ressecamento ou complicações maiores. Na verdade, não é foco do texto se estender no assunto bicarbonato, somente relatar a presença deste composto no ambiente do “sem shampoo”, enquanto prepara a discussão para o uso da água como único item para limpeza dos fios.
Para não haver outras interpretações diferente das que queremos passar, faremos algumas alterações, sobre os dois pontos que você mencionou 🙂
Obrigada por participar com a gente!
Olá, tudo bom?
Faço o water only há duas semanas, porém, estou com caspas (vinham antes da mudança de hábito). Li seu post e não soube como eu poderia me livrar desse mal e continuar com o water only. Tenho cabelo curto, talvez essa info ajude de algo
Obs: Meus pais acham que sou louco.
Valeu \o/
Eu transpiro bastante e tenho raízes oleosas, o que causa um pouco de queda de cabelo. Neste caso, o uso apenas de água poderia ser prejudicial?
Demian, o uso de apenas de água não é prejudicial. No entanto, cabelos oleosos levam um pouco mais de tempo para se adaptar a técnica. É recomendado usar um pouco de água de alecrim (pode ser hidrolato, chá ou extratos) no começo e intercalar com o water only para ir regulando a oleosidade com mais facilidade.
Ola, sou adepta ao no poo, então posso lavar apenas com agua e finalizar com uma mascara liberada?
Olá Aurea. 🙂 É possivel sim, porém precisa que esta máscara liberada contenha ingredientes mais botânicos que não deixem seus cabelos muito pesados. Então a escolha dos produtos que se utiliza dentro dentro da rotina water only é primordial pra que a técnica dê certo nos seus fios.
Vou testar, mas isso não dá caspa nem piolho ?
Olá, e para que faz academia e transpira muito.
Olá Leandro 🙂 Caso nãos e adapte com o uso único da água, após os exercícios você pode fazer numa embalagem velha de shampoo, uma mistura de chá de hortelã com óleo essencial de tea tree para utilizar na lavagem, caso tenha couro cabeludo muito oleoso.
Olá,pode lavar assim todos os dias
Ola!
Posso fazer escova e chapinha uma vez por semana, lavando o cabelo só com agua? Nao vai ressecar? Qual substituto natural para o protetor termico?
Oi Layl. 🙂 Está é uma questão complicada. A técnica de limpeza com água já provoca uma questão importante que é ter o cabelo natural sem o uso de químicos agressivos ou outros instrumentos que danifiquem os cabelos que é o caso da chapinha e secados. Se você faz uso de calor nos fios, ele precisará de reconstruções frequentes, com ativos como queratina, arginina, colágeno e aminoácidos, afinal o calor excessivo danifica a fibra do cabelo, causa descamação e irritação no couro cabeludo. Será então algo a se tentar. Depois conta pra nós 🙂
Oi Layl. 🙂 Está é uma questão complicada. A técnica de limpeza com água já provoca uma questão importante que é ter o cabelo natural sem o uso de químicos agressivos ou outros instrumentos que danifiquem os cabelos que é o caso da chapinha e secados. Se você faz uso de calor nos fios, ele precisará de reconstruções frequentes, com ativos como queratina, arginina, colágeno e aminoácidos, afinal o calor excessivo danifica a fibra do cabelo, causa descamação e irritação no couro cabeludo. Será então algo a se tentar. Depois conta pra nós 🙂
Olá, gostaria de saber se teria problema mais ou menos duas vezes no ano fazer um tipo de redutor de volume, sem formol. E também como é quando você precisa alguma hora passar shampoo, se dá algum problema e pra quem pinta também o cabelo! Obrigada
Oi Beatriz 🙂 A técnica de limpeza com água já provoca uma questão importante que é ter o cabelo natural sem o uso de químicos agressivos. Se você faz uso de químicas nos fios, ele precisará de reconstruções frequentes, com ativos como queratina, arginina, colágeno e aminoácidos. É um tanto incompatível pensar numa lavagem só com água, mantendo química de alteração de fios. O ideal é pensar em outra rotina saudável de tratamento, onde você possa reconstruir os fios após a química como a rotina de cuidados No e Low Poo.
Olá tudo bem com vcs
Será que é bom
Olá! Para quem não faz as técnicas low e no poo, quais opções de shampoos para a última lavagem antes do início do water only?
Meu cabelo não aceita muito bem a água quente ou morna, posso utilizar essa técnica com água fria?
O ph do bicarbonato de sodio eh 7 diferente do couro cabeludo que eh ácido entorno de 5…. Entao nao serve a longo prazo
Olá, eu parei de usar produtos industriais a mais ou menos um mês. Porém não sei se estou fazendo o certo, ainda uso receitinhas caseiras (sem máscara claro) e óleos vegetais, inclusive na raiz, e o uso de chás, o chá pra mim é indispensável, e o sedo está aos poucos descendo, pois meu cabelo é muito seco por isso não deixo de usar os óleos, e ele também está crescendo muito. A um tempo atrás estava lavando com água quente e secando com o secador, e isso detonou as minhas pontas, será que tem algum problema continuar com as receitinhas caseiras e com os óleos?
to lavando meu cabelo só com agua, faz 3 lavagens, meu cabelo munca esteve tao lindooo, nenhuma hidratacao se compara a maravilhosa “agua”
Estou lavando meu cabelo só com água há 10 meses, a adaptação é bem complicada porém não impossível, o meu cabelo demorou 3 semanas pra ficar bom (com o aspecto de limpo), nesse tempo eu fui aprendendo a sentir o jeito e a quantidade de vezes que deveria lavar na semana. Meu chuveiro tem pouca pressão, por isso lavo um dia sim e um dia não, no máximo dois dias sem lavar. Foi a melhor coisa que já fiz no meu cabelo, ele cresceu muuuuito ( estava há três anos parado no mesmo lugar, hoje está no meio das costas e já tive que cortar 3 vezes), aumentou a quantidade de cabelo, acabou as pontas duplas, está hidratado e com brilho. Recomendo!
Obrigada por seu relato, Naty.
Obrigada por seu relato, Marcela. Ficamos felizes que tenha se adaptado a técnica.
Não tem problema nenhum. Receitinhas caseiras são muito benéficas para a saúde dos fios. E os óleos precisam ser 100% vegetais, ok? Verifique a fórmula, ele não pode conter mais componentes além do próprio nome do óleo, como por exemplo “Cocos Nucifera Oil” (óleo de coco).
Recomendamos água morna ou quente.
Qualquer shampoo que não tenha petrolatos: óleo mineral, parafina líquida…
Muitas pessoas adoram 😉 e é super prático.